Reserva de pousadas e voos
Português
English
Facebook | Atlantsi Divers Instagram | Atlantsi Divers
TITULO DA PAGINA
Pedras Secas Cabeço Submarino Ilha do Frade  Buraco das Cabras Iuias Caieiras Trinta Reis Macaxeira Pontal do Norte Cabeço da Sapata Corveta V-17 Buraco do Inferno Cagarras Funda Ilha do Meio Cabeço das Cordas Caverna da Sapata Laje dois irmãos Ressurreta Cordilheiras Morro de Fora

Mar de Dentro

Pontal do Norte

42 Metros
Avançado

O grande monolito quadrado de pedra escura submerso parece um imenso cofre que afundou. Afastado da ilha, em mar aberto, seu topo quase chega a superfície. O mergulho ao redor do parcel impressiona pela limpeza da água e pelo início do mergulho “no azul”. Ótimo ponto para ver grandes animais como Tartarugas, Barracudas e Badejos. Com sorte pode-se deparar com uma Raia-Manta.

Cabeço da Sapata

42 Metros
Técnico / Avançado

A torre submersa proporciona um excelente mergulho multinível. Peixes de grande porte são encontrados nas maiores profundidades. Badejos, Meros, Xaréus, Raias, Tartarugas e às vezes até Tubarões passeiam ao redor do Parcel. É um ponto sujeito a fortes correntes e que pela profundidade oferece atrativos adicionais aos mergulhadores técnicos.

Corveta V-17

62 Metros
Avançado + Nitrox / Técnico

O melhor mergulho de Noronha e considerado por muitos como o melhor do Brasil. Afastado da costa, o navio da Marinha afundado em 1983 depois de bater no Cabeço da Sapata, continua praticamente intacto e em posição de navegação – um oásis submerso. O mergulho normalmente é feito na altura do convés em profundidade de até 55 metros onde se pode ver o casario e o canhão de proa cobertos por esponjas. A vida marinha é intensa e Raias, Badejos, grandes cardumes de Xaréus e muitos peixes estão sempre por lá. No seu interior é possível fazer penetrações de vários níveis de dificuldade que sempre trazem surpresas: praticamente todos os objetos encontram-se em seu interior, desde roupas nos armários até os utensílios da cozinha e equipamentos.

Buraco do Inferno

12 Metros
Básico

Gruta submersa conhecida pelas belas formações rochosas. De fora da água é possível ver a sua entrada. O mergulho é raso e cheio de Lagostas, Polvos e outros invertebrados.

Cagarras Funda

33 Metros
Básico / Avançado

A grande característica deste ponto de mergulho é a versatilidade. É possível fazer mais de 4 perfis diferentes a partir da mesma enseada, cada um parecendo um ponto de mergulho distinto. Mergulho tranqüilo iniciando em área rasa e abrigada. Pela encosta das paredes que chegam a trinta metros de profundidade ou pelo topo de pequenos cabeços a 14 metros é possível observar a riqueza da fauna com raias, lagostas, polvos camarões palhaço, grandes esponjas em forma de vaso e muito mais.

Ilha do Meio

16 Metros
Básico

Este ponto é muito conhecido e bastante freqüentado por oferecer diversas possibilidades de mergulho, além de ser um local repleto de surpresas onde há possibilidade de se avistar de tudo em termos de vida marinha. O encontro entre o mar de fora e o mar de dentro, através do canal que separa a Ilha do Meio da Ilha Rata, é sem dúvida o fator responsável por esta riqueza de fauna subaquática. Os percursos de mergulho podem levar até o canal e daí com muitas variações possíveis ou então seguir contornando a ilha, onde uma infinidade de passagens e pequenas cavernas revelam sempre algo novo e interessante ao mergulhador.

Cabeço das Cordas

42 Metros
Básico / Avançado

Formação rochosa submersa próxima à extremidade norte da ilha. A parte mais rasa está a 17 m de profundidade, servindo portando aos mergulhadores básicos também. Ponto sujeito a correntes, o que requer alguma experiência, entretanto a presença de correntes é garantia de cardumes de xaréus, piranjicas, dentões e muitos outros. Outra característica é a existência das cordas deixadas por pescadores que tiveram as amarras dos barcos rompidas pela força da corrente. Excelente opção para uso de nitrox.

Caverna da Sapata

24 Metros
Básico / Avançado

Em um costão rochoso, uma ampla gruta de fácil penetração abriga muitas esponjas e peixes. Raias-Prego são freqüentemente vistas dormindo no fundo de areia da gruta e é comum ocorrerem encontros com grandes peixes como os Meros. Um olhar para o exterior revela um contraste de azul incrivelmente bonito. A parte externa da caverna apresenta formações rochosas interessantes além do famoso “Jardim das Enguias”. É também é um ponto sujeito a fortes correntes.

Laje dois irmãos

22 Metros
Básico

Ao largo do Morro Dois Irmãos - o cartão postal mais famoso de Noronha - é na laje onde normalmente os visitantes fazem seus primeiros mergulhos no arquipélago já que o ponto não tem muitas formações e nem é tão profundo. Coberta por corais e esponjas é repleta de Peixes-Frade e Garoupas Pintadas e é freqüentemente visitada por Raias-Chita. Tubarões “Bico Fino” também são muito comuns.

Ressurreta

12 Metros
Básico

No canal entre as ilhas Rata e do Meio. O local é raso e abrigado, com grande concentração de peixes tropicais, Frades, garoupas, Barracudas e outros peixes de passagem. No meio, encontra-se uma antiga âncora, recoberta por corais. É um bom ponto para mergulho noturno.

Cordilheiras

30 Metros
Básico / Avançado

Como o próprio nome sugere, este ponto lembra uma cadeia de montanhas submersa. Localizada no mar de dentro, próximo do final da Ilha Rata, esta formação segue em direção ao Pontal do Norte. O mergulho pode ser feito nos dois sentidos de acordo com a correnteza. Com profundidades que variam de 6 a 30 metros e o percurso sempre alternando por um lado e outro da cordilheira, a paisagem é o que mais impressiona neste local.

Morro de Fora

16 Metros
Básico

Localizado próximo à praia da Conceição, o Morro de Fora se caracteriza por ser um ponto de mergulho muito tranqüilo fácil e, no entanto extremamente rico em termos de fauna. Um dos pontos de maior concentração de corais de fogo que conferem à rocha a qual recobrem um aspecto muito peculiar. É também local de abrigo de muitas espécies jovens. Pequenas moréias, miriquitis, poliquetas, trombetas, xiras, mariquitas e papudinhas podem ser vistas num labirinto de rochas com passagens e esconderijos num divertido e longo mergulho. No final, em local mais aberto com fundo de areia branca, frequentemente são avistadas as elegantes raias-xita.

Mar de Fora

Pedras Secas

18 Metros
Básico / Avançado

O mais famoso ponto de mergulho de Noronha tem esse nome por causa das formações rochosas que afloram à superfície. No fundo, elas formam corredores, cânions, arcos, grutas e pequenas cavernas, onde circulam imensos cardumes de Xiras e Sargos. É raro não encontrar arraias, tartarugas, tubarões e principalmente os Lixas. Só pelo relevo já é possível considerar este como um dos melhores mergulhos da ilha...e talvez do Brasil.

Cabeço Submarino

23 Metros
Básico

Uma das formações mais interessantes do mar de fora, o cabeço submarino está defronte à baía do sueste e é uma das áreas de alimentação e descanso de tartarugas marinhas, quando a maré está baixa o topo da formação aflora à superfície. Com muitas tartarugas, barracudas, lagostas, cardumes de diversos peixes e eventualmente alguns tubarões, este mergulho repleto de vida permite que se observe toda a extensão do cabeço numa subida espiral em multinível até os 10 metros de profundidade.

Ilha do Frade

22 Metros
Básico

Esta ilha se localiza no mar de fora, em frente à conhecida praia da Atalaia. O mergulho inicia sempre na parte mais abrigada da ilha em torno de 8 metros de profundidade e dali prossegue em direção à parte mais profunda contornando-a. O contraste entre as imensas rochas que formam a base da ilha e o fundo plano de areia muito branca já é um atrativo visual fascinante. Ali quase sempre é possível encontrar grandes raias-prego descansando, encobertas e camufladas pela areia. Tartarugas e tubarões lixa também freqüentam o lugar que é reduto de muita vida marinha como corais de fogo, lagostas, moréias e dezenas de espécies de pequenos peixes.

Buraco das Cabras

16 Metros
Básico

Este ponto é um dos mais interessantes e coloridos de Noronha. O mergulho inicia no mar de fora em direção ao canal que a separa as Ilhas Rata e Ilha do Meio e termina no mar de dentro. A travessia do canal é um “drift dive” onde o mergulhador, levado pela correnteza pode encontrar com peixes grandes e cardumes que cruzam o canal em busca de alimento ou simplesmente de passagem. Tartarugas, raias, cangulos, cirurgiões e piranjicas em grande número de corais e esponjas completam a paisagem onde rochas coladas umas às outras pelo magma vulcânico, emprestam aspecto de ruínas às formações rochosas.

Iuias

24 Metros
Avançado

Desabrigado, sujeito a correntes e mais profundo que a média, é aconselhável apenas para mergulhadores mais experientes. Mas, como quase todo ponto difícil, também é espetacular e repleto de surpresas. O fundo, tomado por grandes blocos de pedras sobrepostos, é todo irregular formando passagens de todos os tipos (cavernas, cânions e etc). E todas são tomadas pelos cardumes de Xiras, sargos, e Jaguarecás. Tubarões são avistados todo o tempo. É um dos mergulhos mais exclusivos - porque depende das condições do mar - e desejados da ilha.

Caieiras

17 Metros
Básico

Localizado no mar de fora, em frente à Praia das Caieiras, este ponto compreende três formações distintas, sendo dois cabeços de rocha bem definidos e um terceiro cabeço bem menor, com uma grande rocha que lembra um totem ou monólito. O percurso é feito entre estas formações em meio a uma laje de pedras povoada de algas e uma diversidade enorme de vida. Este lugar se caracteriza por ser mais uma das áreas de descanso e alimentação das tartarugas marinhas do arquipélago. Também são avistados ocasionalmente os tubarões da espécie “bico fino” ou tubarão do recife.

Trinta Reis

22 Metros
Básico

A pequena Ilha dos Trinta Réis está localizada no mar de fora, defronte à enseada dos Abreus e recebe este nome dos pássaros que lá nidificam. Uma formação submersa bem ao lado da Ilha complementa a paisagem subaquática, tornando o mergulho muito interessante onde o ponto alto é a passagem pelo “canyon” formado pelas duas paredes. Quando as condições de corrente estão favoráveis é possível contornar as duas formações num percurso em forma de oito. Cardumes enormes de cirurgiões, piranjicas e outros podem ser vistos. Tubarões raias e tartarugas também freqüentam o local.

Macaxeira

40 Metros
Avançado

Na extremidade norte do arquipélago, o mergulho neste ponto inicia no agitado mar de fora na encosta da Ilha Rata. A correnteza, quase sempre presente, leva o mergulhador seguindo sempre próximo ao paredão de rochas desmoronadas até a extremidade da ilha, onde após o contorno, um platô inclinado repleto de algas e quase sempre freqüentado por raias-prego que ali se alimentam, conduz ao abrigo do mar de dentro. Cardumes imensos de xiras, anchovas, xaréus e xicharros podem ser vistos, além da possibilidade do encontro com badejos que freqüentam o local e eventualmente algum tubarão da espécie lixa ou então o limão. Mergulho ideal para o uso de Nitrox.